A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, procedeu no dia 15 de Novembro, à abertura da 25ª Edição da Exposição Anual dos alunos da Escola Nacional de Artes Visuais (ENAV), intitulada “Criando Juntos”, fruto da parceria entre aquela instituição de ensino artístico e o Banco Comercial de Investimentos (BCI).
Durante a sua intervenção, Eldevina Materula elogiou a qualidade dos trabalhos em exibicão bem como o apoio que o BCI presta ao ENAV, e ao sector da cultura no geral. Referiu ainda que esta actividade enquadra-se nos esforços do governo de Moçambique no cumprimento do seu plano quinquenal (PQG) 2020-2024, de tornar a cultura um activo para o desenvolvimento do tecido social e da economia nacional como contributo das Indústrias Culturais e Criativas.
Por outro lado, Luís Aguiar, Administrador do BCI, referiu que os 25 anos de parceria são um sinal inequívoco do compromisso que a sua instituição presta à cultura moçambicana, exaltando ainda a qualidade e a beleza das obras expostas.
Por fim, Almeida Nhampa, director da ENAV, revelou que o tema da exposição é um ensaio que visa incorporar a natureza e a filosofia de trabalho, a interdisciplinaridade e o tipo de relações que a ENAV estabelece com o BCI e com outros intervenientes nacionais e internacionais.
A exposição estará patente até ao dia 30 novembro e alberga trabalhos de 40 alunos dos cursos de Cerâmica, Gráficas, Artes Visuais e Têxteis com recurso a diferentes técnicas, tais como Colagem, Pintura directa, Tecelagem, Impressão, Animação, Corte e Costura, entre outras.