Ministério da Cultura e Turismo

ELDEVINA MATERULA LANÇA FESTIVAL NACIONAL DA CULTURA 2023

A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, dirigiu, na ultima sexta-feira (10 de Março), a cerimónia de lançamento da XI edição do Festival Nacional da Cultura, evento que iniciou com a visita à feira mista em que estavam expostos diversificados produtos e serviços culturais e sociais.

O arranque da cerimónia oficial na Escola Secundária da Machava-Sede, na Província de Maputo, foi coroado com desfile de vários grupos representantes da Província de Maputo, seguido por demonstrações de diferentes manifestações artísticas que representam o país.

Os diferentes grupos executaram algumas danças, designadamente, xigubo, nyau, mapiko, e ainda teatro, poesia, desfile de moda. Para diversificar, emprestando algum calor ao evento, actuaram as cantoras Marlene (Preta Negra) e Lourena Nhate.

No seu discurso de lançamento do festival, a Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, afirmou que o Programa Quinquenal do Governo (2020-2024) e os demais instrumentos de acção governativa consagram especial atenção às artes e cultura e a sua função vital na promoção da unidade nacional, da inclusão social, da tolerância e do desenvolvimento económico sustentável, pelo que a realização do Festival Nacional da Cultura, cimenta a nossa cidadania e, consequentemente, consolida o amor à pátria e à melhoria da qualidade de vida dos moçambicanos.

Na ocasião, Materula referenciou o facto do lançamento do festival acontecer num período de luto na cultura moçambicana e lamentou as perdas dos músicos Lino Viegas, de Tete, e Azagaia, de Maputo, deixando, em nome do Governo, condolências às familias e a todos os moçambicanos em geral, pelas perdas.

O Governador da Província de Maputo, Júlio Parruque, e a Secretária de Estado na Província de Maputo, Judith Mussacula, foram unâmimes nas suas intervenções sobre a importância do festival na visibilidade da Província de Maputo e, consequente, vitalidade e dinamização económica durante a realização do festival.

A edição deste ano vai decorrer sob o lema “Cultura, a Força que Une a Nação Rumo ao Desenvolvimento”.

A fase final está prevista para o mês de Agosto deste ano. O XI FNC, evento nacional organizado pelo Ministério da Cultura e Turismo tinha sido programado para 2020, mas foi cancelado devido à pandemia da COVID-19.








Sugestões e Reclamações

Numero de Visitas: