O Vice- Ministro da Cultura e Turismo, Fredson Bacar, participou, recentente, na cerimónia de lançamento da quadra festiva, um evento promovido pela Confederação das Associações Económicas de Moçambique – CTA, entidade que tem desencadeado, anualmente, acções conjuntas com um grupo multissectorial do qual fazem parte, designadamente, MICULTUR, Ministério do Interior e Ministério da Industria e Comércio, com objectivo de desenvolver actividades no âmbito das festas do Natal e fim de ano.
Na ocasião, o governante realçou que a pandemia da COVID-19 afectou o sector, e foi notória a quebra substancial dos indicadores económicos, principalmente, nas áreas de alojamento, restauração e similares. Disse que este ano o país irá receber menos turistas comparativamente aos anos anteriores pelas razões sobejamente conhecidas, deixando antever, que através de esforços conjugados e com adopção de novas estratégias, Moçambique pode ter um fluxo de visitantes nacionais incrementado, sem descurar com isso os internacionais.
Igualmente, disse que “o nosso diferencial terá de ser ‘segurança e a qualidade’ para que os turistas se sintam bem. Esse é um grande desafio! Segurança e qualidade. Queremos de viva voz afirmar que Moçambique está preparado para receber turistas, observando todas as medida de prevenção da Covid-19 garantindo serviços de qualidade.
O representante da INAE referiu que estão criadas todas as condições para o bem servir ao cidadão moçambicano e de turistas que escalarão Moçambique, vindo de diferentes quadrantes do mundo.
De forma regular, tem havido controle dos preços dos bens alimentares essenciais de modo a não infringir à especulações dos preços durante esta quadra festiva.
Esta actividade é extensiva aos estabelecimentos hoteleiros e turísticos.
O Vice-Comandante Geral da PRM assegurou que todas as medidas relativas a segurança rodoviária e tranquilidade pública dos cidadãos é prioridade do sector nesta época festiva. Durante a sua intervenção, aproveitou a oportunidade para proceder ao lançamento do cartão de visita do sector o qual tem a finalidade de elucidar os cidadãos que entram no território nacional e aqueles que circulam em todo o território nacional, os meios que podem usar para a pronta resposta a todas as solicitações e/ou preocupações.
As entidades estarão abertas durante 24 horas para responder a qualquer solicitação relativa segurança, ordem, livre circulação e também para chamar atenção sobre qualquer acto que comprometa o bem do cidadão.
Na sequência, o representante de ATCM, frisou que o sector produziu um jornal informativo sobre a segurança rodoviária e outras questões julgadas indispensáveis aos turistas e/ou viajantes contendo conteúdos sobre vários aspectos, incluindo informação de locais de atração turística, bombas de combustível, postos de saúde, serviços de reboque de viaturas, com vista a auxiliar aos visitantes, proporcionando-os viagens seguras, tranquilas, com informações antecipadas e estadias saudáveis.