Em representação da Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, a Directora Geral do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas (INICC IP), Matilde Muocha, procedeu, ao lançamento oficial do Prémio Literário Mia Couto. O acto teve lugar na Cidade da Beira, Sofala, no dia 2 de Junho, e contou com a presença de individualidades do sector político, económico e cultural da daquela cidade e, extensivamente, da Província de Sofala.
O Prémio Literário Mia Couto, é uma iniciativa da Associação Cultural Kulemba, dirigida pelo escritor e editor Dany Wambire. O Prémio conta com o alto patrocínio da Cornelder Moçambique, quem financia o valor monetário do prémio para além de outros aspectos. O prémio conta com um júri constituído por Francisco Noa (Moçambique), Teresa Manjate (Moçambique), Daniel da Costa (Moçambique), Zeferino Coelho (Portugal) e Tânia Macedo (Brasil). Os vencedores do Prémio Literário Mia Couto serão agraciados com valores pecuniários, na ordem de 400.000 MZN (quatrocentos mil meticais) para cada categoria.
Na ocasião, a Directora Geral do INICC, enalteceu a importância do projecto lançado pela Associação Cultural Kulemba, uma acção que estende a implementação da missão do Governo de Moçambique em investir na criação de referências culturais e identitárias através de prémios.
O Ministério da Cultura e Turismo saúda esta iniciativa que irá impulsionar a criação literária moçambicana e permitir que a mesma possa ganhar maior reconhecimento e destaque nacional e internacional. O Ministério saúda ainda o Escritor e Editor Dany Wambire, Vencedor da Primeira Edição do Prémio das Indústrias Culturais e Criativas na categoria Literatura, através da sua Editora Fundza.