Fredson Bacar, Vice-Ministro da Cultura e Turismo, dirigiu a cerimónia de lançamento da Semana Nacional do Turismo, no passado dia 21 de Setembro, na Província de Manica.
Numa cerimónia bastante concorrida, tomaram parte do evento membros do Conselho Executivo Provincial e do Conselho de Representação do Estado, Altos magistrados da Província, representantes dos SDAE´s, Administradores Distritais, representantes do sector privado, operadores do sector do turismo, comunidade académica, entre outros.
No discurso de lançamento, o governante referiu-se ao lema do Dia Mundial do Turismo, “”Turismo e investimento verde”, como sendo uma resposta à necessidade de mais e melhores investimentos por forma a responder aos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” das Nações Unidas.
“Temos de desenvolver um turismo que oferece soluções para um dos nossos maiores desafios, como a emergência climática e a necessidade de economias mais sustentáveis.” disse Bacar
Destacou ainda as Leis e as políticas do Governo, com destaque para a revisão do regime geral de vistos de entrada no País; a implementação da plataforma do e-Visa; a isenção de vistos de turismo para 29 Países e a implementação do Regulamento de Empreendimentos Turísticos, Estabelecimentos de Restauração e Bebidas e Salas de Dança, pelo Decreto n.ᵒ 74/2022, de 30 de Dezembro, como parte do esforco do Executivo para a melhoria da qualidade dos servicos de turismo, de uma forma geral.
À margem da cerimónia de lançamento, Fredson Bacar dirigiu num Seminário subordinado ao tema “Reflexão Sobre Investimentos em Turismo na Província de Manica” onde destacou o potencial turístico daquela província, as suas belezas naturais, o seu património histórico e cultural, factos que levaram a The National Geographic a eleger o Parque Nacional de Chimanimani, em 2022, como um dos 100 melhores destinos turísticos do mundo.
O evento passou em revista temas como: “Ponto de Situação da Sector de Hotelaria e Similar em Manica”; “Modelos de Investimentos aplicáveis para o Parque Nacional de Chimanimani, segundo o Plano de Maneio´”; e Aproveitamento das Plataformas e Influenciadores Digitais, na Dinamização do Markerting Turísticos nos Mercados Emissores´´.
Na sua interacção com os presentes, o Vice ministro encorajou a prosseguir com aquele tipo de iniciativas e reflectir com outros sectores como Segurança, Migração, Alfandegas, das Obras Públicas e Habitação, Agricultura, Transportes e Comunicações, dada a transversalidade do sector. “É com estes sectores que se encontram soluções dos problemas que enfermam o desenvolvimento do sector” – disse o Vice Ministro.
Em jeito de fecho, apelou ao aproveitamento da localização geoestratégica da província para o desenvolvimento do turismo, tendo em consideração a proximidade com as Províncias de Tete e Sofala, sem deixar de lado a Zambézia, Inhambane e a República do Zimbabwe.
A encerrar a sua visita de trabalho, Fredson Bacar e a delegação, efectuou uma visita à área operacional da água “Vumba” visando estabelecer parceria para a promoção do destino turístico de Moçambique, através das garrafas da água “Vumba” e através de roteiro turístico que inclua visita as instalações da “Vumba” e, por fim, visitou o Estabelecimento de alojamento “Msika Lodge”.