O Governo de Moçambique, através do Ministério da Cultura e Turismo, realiza, de 23 a 27 de Agosto, o Festival Nacional da Cultura (FNC). Em conferência de imprensa realizada hoje (17 de Agosto), na Matola, para anúncio oficial da realização do mega evento, a Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, referiu que este movimento cultural é um acontecimento de grande dimensão social e de fortalecimento da Unidade Nacional.
Materula disse ainda que este evento é uma oportunidade para Moçambique expor e retratar a sua tradição através de inúmeras expressões artísticas. Por isso, exorta a participação de todos neste evento (crianças, jovens, adultos e idosos).
O Governador da Província, Júlio Parruque, espera que o festival seja um momento de manifestação da riqueza artística moçambicana e, acima de tudo, que seja uma oportunidade para movimentar a economia da província a todos os níveis.
A XI edição terá a sua abertura oficial no dia 23 de Agosto, no Campo da Black Bulls, pelas 08h00, numa cerimónia dirigida pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.
Para além de artistas de todo país, a XI edição do FNC conta com artistas convidados do Canadá, do Brasil, de Eswatini e de Mpumalanga (África do Sul).
O festival terá duração de cinco dias, na província de Maputo, e vai acolher espectáculos e actividades de música, dança, teatro, moda, cinema, literatura, artes plásticas, feiras de gastronomia, entre outras, nos seguintes palcos: Cidadela; Boane; Ponta D´Ouro; Namaacha; Marracuene e Manhiça.
O Festival Nacional da Cultura tem apoios da SASOL, CFM, MPDC, MANICA, MCNET, TVM, RM, BLACK BULLS, HEINEKEN, PETROMOC, SIR MOTORS, HOTEL GLÓRIA, LAM, BCI, ÁGUA DA NAMAACHA, PLATINUM LODGE e tintas CIN.