A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, dirigiu,no dia 06 de Agosto, em Vilankulo, a cerimónia oficial de retoma do voo das Linhas Aéreas de Moçambique, na rota Joanesburgo-Vilankulo e vice-versa.
Uma delegação chefiada pela ministra partiu às primeiras horas de ontem, de Maputo para Johanesburgo, tendo seguido para Vilankulo, onde foi o epicentro da cerimónia que marcou o reinício dos voos nesta rota. A delegação fez a rota junto com os primeiros passageiros e, à sua chegada a Vilankulo, foi recebida com apoteose.
Falando no seu discurso, Eldevina Materula referiu que “a retoma dos voos, nesta rota, é um acto de tamanha grandeza para a indústria dos transportes, da cultura e turismo e torna Vilankulo uma das principais portas de entrada de turistas internacionais para o País, recordando que número significativo de turistas que visitam Moçambique é proveniente da África do Sul.
Eldevina Materula usou a ocasião para anunciar que, em breve, a LAM vai introduzir a rota Maputo-Lisboa.
O Director-Geral da LAM, João Carlos Pó Jorge, afirmou que a LAM propõe-se a ser a ponte para que os agentes do turismo nacional façam conhecer os seus produtos e serviços nos quadrantes do mundo.
O Governador da Província de Inhambane, Daniel Chapo, disse que este reinício é a prova dos esforços do Governo para melhorar o sector e que a reintrodução desta rota constitui uma mais valia para facilitar a circulação de pessoas e bens.
No evento de retoma do voo Johanesburgo-Vilankulo, estiveram também presentes a Alta Comissária da República de Moçambique na República da África do Sul, Maria Manuela Lucas, o Governador de Vilankulo, Edmundo Galiza Matos Jr., o Presidente do Conselho Municipal de Vilankulo, William Tuzine, o vice Presidente da CTA e o Presidente da Associação dos Hotéis do Sul, Vasco Manhiça, em representação do sector privado, comunidade empresarial que opera no Distrito de Vilankulo e passageiros convidados a assistir a cerimónia.
Importa referenciar que o voo Johanesburgo-Vilankulo será todas as quartas, sextas e domingos nos dois sentidos. Ainda este domingo, iniciou, igualmente, o voo Beira – Johanesburgo e vice-versa, que, à semelhança da rota retomada ontem (6), a LAM irá voar três vezes por semana.
Dado não menos importante, relativo à medida de isenção de vistos, importa destacar que desde a sua introdução, o número de entradas em território nacional de cidadãos estrangeiros de diversas nacionalidades disparou, um forte indicador de que as medidas tomadas pelo Governo estão a surtir efeitos na dinamização do sector do turismo. Com estas medidas, há um novo padrão de turistas, sendo que as nacionalidades americana, britânica, portuguesa, chinesa e alemã, destacam-se como as cinco principais entradas em Moçambique, com cerca de 7927 turistas desde a entrada em vigor da isenção de vistos em Maio.