Ministério da Cultura e Turismo

MINISTRA DA CULTURA E TURISMO TRABALHA EM CABO DELGADO

A Ministra da Cultura e Turismo trabalha, desde o dia (5), na Província de Cabo Delgado, onde, na última quinta-feira, testemunhou e procedeu à abertura de três capacitações. A primeira sobre gestão de projectos culturais, na Biblioteca Pública Provincial, em que a formadora é a Directora do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas, Matilde Muocha. A segunda sobre manutenção de equipamentos de som e de luz, com o especialista Litho Sithoe. A terceira sobre uma Oficina em artes plásticas (pintura), na Casa Provincial da Cultura, com o professor da Escola Nacional de Artes Visuais, Celestino Mudaulane. 
Eldevina Materula referiu que as aulas têm uma componente experimental que vai permitir agregar valores aos participantes.
Materula concentrou o seu discurso à oficina de pintura, pelo facto de envolver crianças e adolescentes e afirmou que o Ministério da Cultura e Turismo não podia desperdiçar a oportunidade de apostar na formação dos mais novos em artes plásticas por ser muito importante para o desenvolvimento intelectual.
Espera-se que as capacitações possibilitem a vivência de novas experiências por meio da partilha, melhorem a comunicação entre os participantes, tornem possível a criação de novos laços sociais, permitam a exploração dos conteúdos de âmbito local e despertem o gosto pelas artes e cultura no seu todo.  
Eldevina Materula lançou um desafio aos artistas ao nível nacional, promotores e gestores culturais para, uma vez mais, como já o demonstraram no passado, revitalizarem a onda de solidariedade que nos é característica, de modo a prover conforto aos compatriotas atingidos pelos desastres naturais e pela guerra.
Ainda na quinta-feira, a ministra visitou as instalações do ARPAC, passando pelo Fortim Jerónimo Romero,E escalou o Distrito de Macomia, no Posto Administrativo de Chai, onde aferiu o grau de destruição do Museu de Chai. No local, também fez a verificação da destruição de várias outras infra-estruturas na sequência do terrorismo que assolou o distrito, onde interagiu com o Administrador, Chefe do Posto e com as populações que clamavam abertamente por meios para trabalhar e insumos agrícolas.  A Ministra garante que vai elaborar um projecto mais completo não só para reconstruir o que foi destruído. A governante pretende valorizar ainda mais e melhor as infra-estruturas que rodeiam o Museu do Chai e a residência do Director do Museu, que também foi destruída pelos terroristas, em 2020.
Esta sexta-feira (7), Eldevina Materula escalou o distrito de Mueda.








Sugestões e Reclamações

Numero de Visitas: